terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A solidão das redes sociais

De acordo com o estudo 'Inveja no Facebook: uma ameaça escondida à satisfação com a vida dos utilizadores', divulgado por duas universidades alemãs (e que conheci aqui), esta "rede social está infestada de inveja, solidão e angústia".
Sem ter lido o estudo na íntegra, mas apenas as suas conclusões, confirmou-se, no entanto, aquilo que eu (e com certeza muitos de vocês) tantas vezes já pensámos: o Facebook é uma rede povoada de gente que nunca é menos que i) gira, ii) bem sucedida, iii) apaixonada, iv) viajada, v) culta, ou vi) feliz.
Se não, vejamos:
i) gente gira - ninguém escolhe as piores fotografias. São fotografias escolhidas a dedo, em que todos têm menos uns quilos graças ao ângulo escolhido, ninguém tem acne, cabelo oleoso ou menos de 1,70m. Além disso, todos estão bronzeados e com uma dentição perfeita! Claro que há excepções e surpresas ao vivo, mas penso que realmente não passam disso mesmo - excepções. E talvez por isso fico sempre com "mixed feelings" quando me dizem que sou mais gira ao vivo - penso sempre "então sou uma fraude a escolher fotografias!!"
ii) bem sucedida - "finalmente em Xangai para apresentar a conferência XPTO"; "livro publicado!"; "tese concluída com 20!"; "fui promovido!". E enquanto isso, os outros que lêem olham para o vencimento no fim do mês e sentem-se mais deprimidos que nunca, ou vão trabalhar com menos motivação, pensando, acomodados, que nunca hão-de sair da cepa torta.
iii) apaixonada - é comum vermos grandes declarações de amor no mural. Fotografias românticas, beijos apaixonados, declarações públicas de amor... "és o homem da minha vida. E tu a mulher da minha. Vou amar-te para sempre. Eu também. Eu vou amar-te mais. Não, eu vou amar-te ainda mais." Enquanto isto, os restantes vomitam sentem, de repente, que o seu amor não é nada comparado com aquelas juras de paixão eterna. E os solteiros cortam os pulsos.
iv) viajada - todos os dias descubro que alguém fez uma viagem de sonho. Das duas, uma: ou eu tenho 'azar' com os amigos ou é, de facto, verdade e são todos accionistas de alguma agência de viagens. Os meus amigos, se juntassem todas as suas viagens, já tinham dado 10.000 voltas ao mundo, para não exagerar! E estas viagens passam pelo Brasil, Haiti, Irlanda, Austrália, Peru, Indonésia, Timor ou Suécia, só para citar alguns exemplos. E uma pessoa sente-se sempre, perante isto, reduzida à sua pequena mobilidade geográfica.
v) culta - quer seja músicas, quer seja filmes, notícias, fotografias ou correntes, há sempre quem esteja a par de tudo. Esta é, para mim, a faceta mais interessante e útil do Facebook, confesso. No entanto, é normal que, por vezes, alguns se sintam 'a leste' de tudo, porque os comentários vão passando vertiginosamente e nem todos conseguem acompanhar a velocidade a que as informações saem.
vi) feliz - por fim, à excepção dos desabafos comuns sobre a chuva ou a Segunda-feira, todos estão num estado de felicidade permanente. Todos sorriem. Todos têm amigos. Todos adoraram o jantar que tiveram. A noite foi a melhor de sempre. Todos se adoram. E o mundo é, de repente, um lugar idílico onde apenas nós não conseguimos entrar.
Como já disse aqui uma vez, não fazem parte de mim sentimentos como a inveja, e tenho a sorte de ter um núcleo de pessoas que me rodeia e que nunca me permitirá sentir sozinha. Mas compreendo que, por tudo aquilo que aqui foi dito, haja muita gente que sinta alguma inveja, solidão ou angústia ao entrar no Facebook. E isto é a prova que, por mais amigos virtuais que tenhamos, nunca nada vai substituir a força e o calor duma amizade ao vivo e a cores.

6 comentários:

  1. Anónimo12:44

    Sim, principalmente gente apaixonada abunda no facebook. Conheço algumas pessoas que encaixariam perfeitamente no perfil! ;) e aquele comment típico de <3 (que só funciona mesmo no FB)! R.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que tenho cada vez menos paciência para o facebook. Passam-se dias que lá não vou... e quando vou, descubro que aquela paixão assolapada resistiu apenas duas semanas e que já estão muito apaixonados por outros. Bah!

    ResponderEliminar
  3. Daqui a 60 anos, vai estar cheia de gente... morta! Mas hão-de continuar giras, bem sucedidas, apaixonadas, viajadas, cultas e felizes :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei especialmente desta última caraterística, porque me revi completamente! Há uns tempos atravessei uma fase menos boa e quase deixei de ir ao FB porque toda aquela 'imensa alegria' de toda a gente super feliz me irritava profundamente....

    ResponderEliminar
  5. aletaroriamente (ou secalhar nem tanto), escolhi esta publicação para deixar um comentário de incentivo.
    gosto do teu (ou seu), espírito crítico e à vontade. a forma como disseca os tabus é tambem muito engraçada, cheia de sentido de humor :)
    continua ;)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:41

    Ola!!tive conhecimento do seu blog atraves do "Arrumadinho" e tenho que lhe dar os parabens!ja esta nos meus FAVORITOS gosto muito e identifico-me em muitos posts, aquele do facebook, é exactamente o que penso, eu sei que foi um estudo mas gostei da forma como se expressou. e subescrevo, cancelei a minha conta há dois anos exactamente por esse motivo e fui alvo de criticas..agrespero que me comecem a compreender. beijinho*

    ResponderEliminar