quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Mulheres bonitas e a foto do CV

Li ontem no facebook da 100manias um estudo interessante, que conclui que as mulheres bonitas devem optar por não enviar fotografia no curriculum vitae ('CV'). E isto porque apenas 12% das pessoas inquiridas, para efeitos do estudo, reagiu de forma positiva a um CV feminino com foto. De acordo com o mesmo, se uma mulher inclui foto, será vista como alguém que se esforçou demasiado para agradar, ou que simplesmente não é tão séria quanto as restantes candidatas.
A discussão é interessante e parece-me pertinente. De facto, tenho estado a discutir com alguns colegas as vantagens e desvantagens de se enviar CVs com foto e ainda não tínhamos chegado a nenhuma conclusão.
De acordo com alguns colegas meus, o percurso académico e profissional deve falar por nós e tem que ser mais forte que o aspecto físico. Para outros, trata-se de um aproximar do candidato ao potencial empregador. Colocando-se no papel de empregador, entendem que ganhariam uma maior empatia com o candidato se conhecessem logo o sorriso ou o olhar por detrás das letras. Entendem ainda que a foto funciona como um cartão de visita, um primeiro impacto, ou uma espécie de pré-entrevista. Mais que simpatizar com a pessoa que ali se apresenta, mais do que a considerar bonita ou feia, trata-se de encurtar distâncias e, de uma forma subtil, tratar das primeiras impressões.
O estudo serviu também para me lembrar dum episódio relativamente recente da minha vida. Usei aparelho dentário fixo durante menos dum ano. Antes de usar fartaram-se de gozar comigo: "com esta idade?", "vais usar elásticos cor-de-rosa?", "achas que precisas?"... Não tive praticamente palavras de apoio, - mas a palavra da dentista chegava-me e ela compreendeu-me sempre. Queria basicamente disfarçar os dentes de coelho que sabia que tinha e que mais ninguém admitia ver, por simpatia. De qualquer das formas, certo dia andava a actualizar o meu CV e lembrei-me de actualizar tudo. Tudo, incluindo a foto: assumi com orgulho o aspecto que tinha e pus uma foto com o meu novo sorriso metálico, meio desengonçado. A minha irmã ria-se:
- Vais enviar assim?
- Vou. Assim sou vista como competente e simpática. Vão pensar que não ligo ao aspecto físico, mas sim à carreira.
E não é que dias depois me pediram para enviar o CV, porque precisavam duma pessoa com o meu perfil? E não é que me ligaram a marcar reunião no próprio dia? E não é que me apresentaram logo proposta no fim da reunião? Pode ter sido coincidência, posso ter apanhado um louco com fetiches por aparelhos e cenas metálicas, mas esta contratação foi única na minha vida. Já tinha tido CVs sem resposta, reuniões sem mais feedback, emails que nunca foram respondidos...
Conclusão: vou passar a seguir o conselho do estudo (ie, não mandar foto, partindo do princípio ,cheio de confiança, que sou gira) ou, em alternativa, retomar as minhas adoradas fotos do período metálico da minha vida.
Estou sexy, não estou?

13 comentários:

  1. Hummm fico feliz por teres tido essa oportunidade de trabalho :)
    Mas nem sempre é assim..
    Haha não és tu na foto, não nos enganes hihihihi
    beijinhos,
    blackandwhite2013.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou eu, realmente. Se fosse, tirava pelo menos os 'ganchos' antes de enviar a foto. ;)

      Eliminar
  2. Isso é muito subjetivo, se eu tivesse a fazer recrutamento não queria saber se tinha foto ou não, mas existem pessoas que pensam logo que se não tem foto é porque deve ter algo muito errado com a aparência e põem o cv logo de lado. E também há aqueles que só escolhem as jeitosas das fotos e não ligam às competências xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conclusão: é difícil perceber se é melhor enviar foto ou não, não é? :)

      Eliminar
  3. Ah és tu a Betty! És muito conhecida na internet.
    A Google é uma das empresas que melhor seleciona, e faz questão que os CVs que lhes chegam não tenham a idade, sexo, religião ou foto. Só es contratada se mostrares competências. Nada mais importa.
    Ah e quanto aos dentes de coelho, devias começar a fazer os smiles assim :)=

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Betty é minha irmã gémea.
      Eduardo, eu tinha (passado) dentes de coelho, mas com o aparelho já não tenho (presente). Por isso, o meu smile até devia ser assim :D para exibir devidamente a dentição. :p

      Eliminar
  4. Eduardo, não é possível pôr de lado a aparência até esse ponto. Podem ter esse critério na escolha do CV, mas na entrevista como é?! Via chat E por escrito?! Em algum momento alguém dos recursos humanos tem que se ver frente a frente com o candidato, a não ser que vá para trabalhar para um escritório em braille :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro, é enviado um teste. Depois, entrevista telefónica. Depois, uma catrefada de entrevistas presenciais. Mas nesta altura, se estás no processo, é porque tens valor. Mas a questão é que ninguém é contratado ou chamado a entrevista por ter uma cara bonita. Da mesma forma, ninguém é descartado por parecer um monstro. Mas entendo que, para certos lugares, a aparência conte e muito. Por exemplo, eu dificilmente contrataria um dentista com dentes podres, ou destentado. :)-

      Eliminar
    2. É como contratarmos um dermatologista com acne! Ou uma esteticista com buço e monocelha. Ou um personal trainer obeso. E por aí fora... ;)

      Eliminar
  5. Já fiz parte de um júri para selecção de pessoal e divo te que nem reparei se tinham ou não foto....mas isso fui eu!

    Tas muita gira na foto,mos ganchos sao um must ;p
    Kiss!
    Http://coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:47

    VOCE E FEIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou, sim. Mas, felizmente, o que interessa é a beleza interior, não é?? ;)

      Eliminar