segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Só gosto de pessoas bonitas

"O que conta é a beleza interior".
"Quem feio ama, bonito lhe parece".
Estávamos a almoçar e comentei com os meus pais, em relação a alguém que estava a dar na televisão, que tinha a cara mal distribuída, com demasiado espaço na testa e os olhos e o nariz muito próximos. Os meus pais deram-me um raspanete qualquer do tipo "oh mas é tão boa pessoa", que é o que se diz sempre que alguém é feio - isso ou o "oh mas é tão simpático". O ser boa pessoa ou simpático parece, portanto, ser sempre a tábua de salvação dos feios.
A minha avó, que partilha comigo a ausência de grandes moralismos no discurso, comentou: "então, mas não é verdade? Quando alguém é feio nem temos tanta vontade de olhar. Eu pelo menos gosto mais de estar rodeada de gente bonita, é mais agradável, até faz bem aos olhos". E rimos todos, porque a mesma verdade dita por alguém com mais 50 anos que eu ganha logo outra força.
O que é certo é sempre dei por mim a simpatizar mais facilmente com quem é bonito. Sei que é politicamente incorrecto admitir isto, mas concordo com a minha avó. De qualquer maneira, não sei o que vem primeiro: se acho a pessoa bonita porque gosto dela, ou se sou uma maníaca da beleza e só gosto da pessoa porque acho bonita. O que é certo é que acho maravilhosas todas as pessoas de que gosto.
A minha irmã é linda de morrer e tem uns lábios que devem ser a perdição do namorado. A minha mãe tem o sorriso mais bonito e rasgado que conheço, de actriz de cinema, enche uma sala. O meu pai tem o olhar carismático e intenso dos grandes líderes. Ele tem a voz do Elvis e o ar malandro do Robert Redford novo. As minhas amigas são todas maravilhosas.
Agora será que se aplicam aqui os ditados de cima? Não sei. Mas ninguém consegue ser objectivo a falar de quem gosta. É como discutir se primeiro vem o ovo ou a galinha.

3 comentários:

  1. Pois concordo ctg... Dizemos sempre que o exterior não conta mas quem o diz, mente! É claro que o interior é mt mais importante mas se podermos juntar os dois não ficamos bem melhor? E acho que é isso que todas as pessoas tentam fazer. Claro que acabamos por encontrar sempre algo de bonito nas pessoas que amamos. Por isso os ditados aplicam-se a todos nós, que amamos as pessoas da nossa família e as achamos bonitas mesmo que não sejam lindas de morrer!
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. Ainda não tinha chegado ao fim da leitura e já estava a pensar "é como o ovo e a galinha", estou de acordo contigo. Quanto à tua avó aconselho a minha rubrica "Debaixo de olho" onde à sexta nós "lavamos as vistinhas":)ahahahahah

    Fizeste-me lembrar um outro dilema: Como se diz a uma mãe que o bébé que acabou de nascer é feinho, feinho?! Pois é não diz, mas que é, é!

    ResponderEliminar
  3. Concordo perfeitamente.

    ResponderEliminar