segunda-feira, 13 de maio de 2013

Algumas pessoas deviam trazer um comando, para podermos carregar no MUTE

Há uns anos, costumava almoçar no mesmo sítio, dia após dia. Era um restaurante calmo, perto do sítio em que trabalhava, tinha sempre diária, não era caro, nunca estava cheio, serviam rápido e tinha ainda uma óptima vista. Estavam, portanto, reunidas as condições para me ter tornado uma freguesa assídua, eu e alguns colegas... até um dia.

Os sinais de que a dona do espaço era muito metediça começaram, lentamente. Primeiro, começou por perguntar o que fazíamos. Depois, onde trabalhávamos. Mas não estava satisfeita e queria saber se ganhávamos bem, se gostávamos do que fazíamos, etc. Era muito curiosa. Alguns colegas começaram a não ter paciência para ter que responder a questionários todos os dias e começaram a ir só de vez em quando. A dada altura, os resistentes eram eu e outro colega. Mantínhamo-nos firmes e continuávamos a ir lá, tentando escapar ao interrogatório com rápidos monossílabos ou simples acenares de cabeça.

Até que, um dia, o meu colega perdeu os óculos de sol e ficou convicto que os tinha deixado lá. No dia seguinte, passou lá a perguntar à dona se os tinha encontrado.
- Eram de marca?
- Sim.
- Caros?
- Sim... um bocado.
- Então esqueça, menino. Mesmo que tivessem ficado aqui, nunca mais os vê. É de bom tempo!
Esta última frase ficou para sempre na minha memória. Nós é que éramos os anjinhos, pelos vistos, com princípios e com uma moral em desuso. Perante isto, o meu colega disse-me que não queria voltar lá.

Passado uns tempos, fui eu tomar lá um café, num Sábado de manhã, com o meu namorado. Afinal de contas, a vista era mesmo boa e estava-se bem na esplanada. Ora, a senhora vê-nos, arregala os olhos, e vem ter connosco:
- Então? Há algum tempo...!
- Pois é.
- Tudo bem?
- Sim, obrigada!
- E os óculos, menino? Ficaram-lhe bem?
- Óculos...?
- Sim, o menino costumava vir almoçar com a menina, todos os dias. E um dia esqueceu-se dos óculos. Já os encontrou?
- Eu nunca vinha cá...
- Ah desculpe, confundi! Como também vinham sempre juntos e ficavam neste sítio a almoçar, achei que fosse o mesmo menino. Afinal é outro, desculpe lá.
Escusado será dizer que o meu colega e o meu namorado não tinham NADA a ver. Era como água para o vinho. A mulher deve ter ficado irritada por nunca mais termos ido e tentou lançar o pânico na minha relação. Resposta do meu namorado:
- Não sei como confundiu. Eu sou muito mais bonito que o colega da minha namorada de que está a falar. Não acha?
- Ahh pois é! (risos nervosos)

Posto isto, julgo que não é preciso acrescentar que, depois disto, nem almoço, nem café, nem nada. Acabou. Agora só volto lá quando a mulher trouxer um comando para poder carregar no MUTE.

4 comentários:

  1. ahahah, bem jogado! também não gosto nada, é como em algumas lojas, parece que andam sempre em cima, bah!!

    ResponderEliminar
  2. Também detesto gente metediça... e confusões dessas, ainda pior!

    ResponderEliminar
  3. Detesto esse tipo de gente. Será que não percebem que assim vão perdendo clientes?

    ResponderEliminar
  4. Se encontrares um comando desses por aí, por favor, avisa-me.

    ResponderEliminar