segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cenas a três? Fazes sempre filmes. (Ou a amizade H-M.)

Nota prévia: acredito que um homem e uma mulher possam ser amigos. Sem maldade, sem segundos pensamentos. No entanto, se forem solteiros e bem parecidos, acho que as probabilidades de um dos dois achar piada ao outro aumenta em 99%. É só a minha opinião, vale o que vale, mas parece-me que, mesmo que não venha alguma vez a verbalizar os seus pensamentos, vai sempre haver um dos dois que pensa no outro de forma diferente, que vai ter ter um "se" gigante a pairar sobre a cabeça, em determinado momento, e vai forçar-se a chamar "amizade" a algo que é mais que isso.

Assim, a menos que sejam amigos de infância, que vão tendo a sua vida afectiva organizada, ou ainda a menos que não achem minimamente piada ao físico um do outro, haverá sempre um momento de "hmm.... e se?". Trata-se de uma nuvem negra que ameaça muitas relações entre homem e mulher, e por isso admiro os que conseguem sobreviver sem filmes e com uma amizade firme e intocável. Admiro mesmo.

No entanto, como tenho sempre esta visão um pouco maliciosa, por vezes não me contenho. Um dia destes, a minha irmã - que não concorda comigo neste ponto, e que defende que a amizade entre homens e mulheres é perfeitamente possível e sem filmes - falava comigo a propósito dum casal amigo que a convidou para dormir lá em casa quando quisesse.
- Foram impecáveis, não foram?
- Hmmm... Sim. Mas são um casal de namorados e lembraram-se de te convidar para dormires lá com eles?
- Têm um T-2.
- Não querem cenas a três contigo, pois não?
- Oh Pippa, por favor! Que disparate.
- Só comentei... Ok, tu é que os conheces!
- Também não conheço assim muuuuito bem. Eram colegas meus. Mas fomos ficando amigos.
- Ahh... mas então não conheces assim muuuuuuuito bem. Nunca se sabe.
- Oh cala-te! Agora nem vou conseguir relaxar e descontrair-me se for lá.
- Mais vale assim a seres apanhada desprevenida.
- Aiiii! Fazes sempre filmes.
- Ok, ok. Eu calo-me.

Pronto, calei esta mente perversa. A verdade é que nem sempre fui assim maliciosa. Mas acho que o crescimento, infelizmente, também é isto: é passar a ver maldade em quase tudo. E às vezes tenho saudades do véu cor-de-rosa que me pendia sobre os olhos e que me permitia ter uma visão romântica de tudo. Perdi irremediavelmente esse véu e não há meio de o recuperar. De qualquer das formas, quero a vossa opinião sincera: nesta matéria da amizade entre homens e mulheres, mais vale ter esta visão um pouco negativa (achar que acaba sempre por haver filmes) ou não (acreditar numa amizade pura, sem "se"s)?

7 comentários:

  1. Eu acredito na amizade homem/mulher, mas nem sempre é fácil, especialmente porque são terceiros que vêm logo outra coisa, e metem minhoquinhas na cabeça dos então "só amigos".

    ResponderEliminar
  2. "...nesta matéria da amizade entre homens e mulheres, mais vale ter esta visão um pouco negativa (achar que acaba sempre por haver filmes)"

    O erro aí minha cara Pippa, é considerares isso como uma visão negativa.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:46

    Pippa, concordo totalmente contigo! Já há algum tempo que também defendo essa opinião. Eu, que não sou espanto nenhum, já não tenho amigos homens, porque os que tive acabei por me afastar deles por sentir que eles já não me viam apenas como amiga!
    Liliana F.*

    ResponderEliminar
  4. Eu acredito nessas amizades pois conheço algumas que nunca deram em nada!

    ResponderEliminar
  5. Eu acredito se eles forem gays!

    ResponderEliminar
  6. Até acrescento: basta um deles ser bem parecido, para as probabilidades de um achar o outro engraçado (para além da amizade)...aumentarem bastante...o que automaticamente invalida a verdadeira amizade.

    Conheço varios casos assim...nenhum resulta verdadeiramente! Regra geral, a dita amizade acaba quando o outro começa a querer algo mais...

    ResponderEliminar
  7. É possível, se as pessoas souberem estabelecer limites. Acho ridículo deixar de ter amigos do sexo oposto por esse motivo. Somos pessoas, não animais, sabemos controlar-nos, acho eu. Eu sou perfeitamente capaz de olhar para um homem da mesma forma que para uma mulher, como um amigo, sem segundas intenções, sem olhar com olhos de apreciar, irrita-me um bocado que, generalizando, todas a gente pense que não dá para ser amiga de um gajo. Pippa, não tens amigos homens?

    ResponderEliminar