terça-feira, 21 de maio de 2013

Amor é prosa. Sexo é poesia

Não sou particularmente fã da Rita Lee, mas sempre que esta música passa na rádio, dou por mim a pensar na letra de uma forma que acontece com poucas músicas. Ora, para a cantora, "sexo é escolha. Amor é sorte. (...) Amor é prosa. Sexo é poesia. (...) Amor é divino. Sexo é animal.", entre outras comparações. E fico sempre a pensar se concordo. Concordo? Como aprendi na faculdade, às vezes a resposta certa poderá ser o "depende". E neste caso, para mim depende.

Sexo é escolha? Ok, mas às vezes também é uma questão de sorte. Sorte em escolher alguém que seja compatível connosco. Amor é sorte? Sim, mas é também uma escolha. E nem sempre se escolhe amar e nem sempre se escolhe amar a pessoa que seria a certa. Uma amiga minha costuma dizer que nisto do amor "era baralhar tudo e distribuir outra vez". E a verdade é que nem sempre se escolheu a pessoa certa, mesmo depois de se ter tido a sorte de a encontrar.

Amor é prosa? De facto, é contar uma história em vários capítulos. Mas é também paixão, é tristeza, é carinho, é loucura, é rimar e de seguida esquecer todas as regras silábicas. Amor também pode ter muitos momentos de poesia. Sexo? Pode ser escrever em cadência, em monossílabos, com pontos de exclamação e sem reticências. É poesia, sim. Mas pode tornar-se também num belo enredo, numa elaborada prosa, em que dois amantes se procuram continuamente na ânsia de escreverem juntos mais que um capítulo das suas histórias.

Amor é divino. Sexo é animal. Mais uma vez, tudo se pode misturar e confundir. O verdadeiro amor pode transcender todo o físico. Pode soltar as amarrar do corpóreo e tocar no mais fundo de cada um de nós, na nossa alma. Mas o verdadeiro amor também exige toque. Abraços. Beijos. Calor. E carinho. Exige que o lado animal dos amantes se una. E o sexo, quando entre duas pessoas que realmente se entregam, que gostam e que se completam, pode ser divino.

Afinal de contas, parece-me a mim que é sempre difícil separar o amor do sexo. O sexo é parte integrante do amor. E não consigo falar de amor sem pensar em sexo. E acho que é por isso que fico sempre calada quando esta música passa e a dar voltas à cabeça. "Amor é isto? Sexo é aquilo?" Amor é tudo e mais alguma coisa, é a minha conclusão. E o sexo é a esperança de lá chegar.

5 comentários:

  1. Estou mesmo de acordo ctg. E principalmente com isto: "Amor é tudo e mais alguma coisa, é a minha conclusão. E o sexo é a esperança de lá chegar."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outros dirão que o sexo pode valer por si mesmo. Mas acho que no fundo o objectivo é sempre o mesmo...

      Eliminar
  2. looool

    Este post liga mais ou menos com o meu :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Mas a tua teoria é bastaaaaante mais rebuscada que a minha, oh Jedi. ;) Queres que fale disso aqui? eheh

      Eliminar
  3. Talvez ela fale sobre o sexo sem amor. Também o há. Porque quando caminham juntos, torna-se mais difícil separar o que cada um é!

    ResponderEliminar