quinta-feira, 2 de maio de 2013

Almoço de família ou As minhas capacidades culinárias

No próximo Domingo vai ser, como certamente todos (ou quase todos) saberão, Dia da Mãe. A falar com a minha amiga R., a pessoa que conheço com mais habilidade para a cozinha, esta disse-me que ia fazer um almoço em casa para as mães (dela e do marido), de forma a comemorar o Dia.
- Acabaste de me dar uma grande ideia!! Importas-te que te imite e faça o mesmo??
- Claro que não. Fazes bem.
Assim fiz. Contei-lhe e ele achou óptima ideia.

Comecei logo a imaginar os pratos que ia apresentar aos nossos pais. As iguarias culinárias com que os ia presentear e surpreender. Talvez tenha ajudado o estar a dar o Gordon Ramsey na televisão, pessoa que torna a cozinha o sítio mais simples do mundo. Peguei no telefone. Liguei aos meus pais:
- Olá! (...) Domingo querem vir cá almoçar? Eu faço o almoço!!
- Oh minha filha, porquê? (primeiro sinal)
- Então, porque é Dia da Mãe e quero fazer alguma coisa.
- Venham então vocês cá almoçar e comemoramos.
- Não, como é Dia da Mãe, a filha quer cozinhar e tratar bem a mãe. Confiem em mim.
- Mas não precisas de cozinhar por ser esse dia. Porque é que te vais meter em trabalhos? (a insistência)
- Porque quero. Venham lá, ok?
- Não, filha. Então nós levamos o almoço. Não te queremos dar trabalho. (a insistência)
- Mas não é trabalho. Vou fazê-lo com todo o prazer.
- Faz umas entradas, se quiseres. Ou uma sobremesa. Nós levamos o almoço e não se fala mais nisso. Não te queremos dar trabalho. Tens mais em que pensar.
- Oh... (desisti, ao final de uns minutos nesta guerra verbal)
Desliguei o telemóvel desanimada. Os meus pais não confiam mesmo nas minhas capacidades culinárias. Mas como é que hei-de pô-los a acreditar se não me dão uma oportunidade? Acho que nunca comeram nada feito por mim. Impedem-me sempre!

A seguir, chegou ele.
- Os meus pais não podem no Domingo. Vão estar fora no fim-de-semana.
- Oh...
- Disseram que fica para a próxima.
Não só não confiam como até fogem para bem longe para não terem que provar a minha comida. Isto está mal. Tenho que iniciar um plano. Que tal começar a fotografar as minhas refeições e começar a partilhar no Facebook deles? Depois acrescento frases como:
"Este foi o meu almoço feito por mim!!".
"Mais uma iguaria para o jantar, feita por quem? Por mim, claro!"
"Adoro cozinhar. Sou viciada".
"Tirem-me da cozinha, porque eu não vou sair voluntariamente."
Hmm... Alguma coisa vou ter que fazer. Não sou um chef, mas cozinho mais ou menos. Ok, mais para menos.

3 comentários:

  1. Tens que lhes mostrar que andam errados =)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:26

    Essa tua amiga R. está a pensar abrir uma escola de culinária, queres ser a aluna número 1? ;)))) Como diz o meu maridinho, "cozinhar é como fazer cimento, é só juntar um bocado disto, um bocado daquilo, água, mexer e já está"! Bem simples! ***** R.

    ResponderEliminar
  3. Observador Atento12:57

    Primeira foto:
    - Coisas simples 1: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152419894226664&set=a.55659751663.64358.55622171663&type=1&theater

    (Nota: Mais de 2:45m é adoptar o comportamento dos sogros)

    ResponderEliminar