quinta-feira, 23 de maio de 2013

Eles e as ex

Caso 1 - Ficam amigos e íntimos da ex, mantêm o contacto e até se encontram de vez em quando. Pensamentos da nova namorada: "muito bem, é um amor de pessoa ao dar-se bem com quem significou tanto para ele, mas ao mesmo tempo, não lhe estará a dar esperanças?"

Caso 2 - Deixam de falar com a ex, cortam todos os laços. Pensamento da nova namorada: "é correcto, porque a deixou seguir a sua vida, mas será que não devia continuar a preocupar-se com a pessoa com que esteve tanto tempo?"

A verdade é que, no início duma relação, raras vezes a nova namorada considera que as coisas com a ex ficaram devidamente resolvidas. E há quase sempre um ciumezinho que virá. Posso dizer que, no meu caso, felizmente nunca aconteceu. O que aconteceu foi até o caso 2 - deixou de falar com ela, depois de acabarem (amigavelmente). Cheguei a insistir que desse os parabéns à ex, porque ela parecia ter um carinho muito grande por ele. Cheguei a lembrá-lo no dia - "ouve lá, é hoje, liga-lhe". E cheguei a chamar-lhe insensível. Lá está - parece que nunca estamos bem, quer seja num caso ou noutro. No entanto, imagino que o caso 1 possa ser mais dramático. A falar com uma amiga hoje que tem que conviver várias vezes com a ex do namorado fiquei a matutar nisso. No difícil que deve ser ter que se confrontar tantas vezes com o passado dele, em carne e osso, ali a dois metros. No difícil que deve ser ter que lidar com a vida antes do namoro dele. Com as pessoas que faziam parte dessa vida. Deve ser difícil e uma prova constante.

Acredito, contudo, que manter algum contacto com uma ex namorada é possível, é saudável e é o correcto a fazer. Se a pessoa que tivemos no passado foi importante para nós, porquê apagar todos os vínculos? Não digo que seja necessário falar todos os dias - no meu caso, falo para aí três vezes por ano - mas sei que, na dose certa, nenhuma nova relação fica em risco. Basta dialogarem um com o outro, desabafar, e o convívio com quem quer que seja sairá facilitado. E o namorado? Reforçado.

5 comentários:

  1. Anónimo15:58

    Também há o meu caso, em que quase dois anos de namoro ele ainda faz questão de não dizer que namora cmg (apesar de estar todas as semanas com ela), porque não a quer ferir...

    É por estas e por outras que acho que estou a desperdiçar a minha vida q que cada vez sinto mais que o quero fora da minha vida.

    Beijinho

    Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:36

      Oh meu Deus... Cris, por favor, que desperdício de tempo!
      De facto, o que é que ainda estás a fazer com essa pessoa??? Aparentemente, está mais procupado com a ex do que contigo...
      Abre os olhos, rapariga!
      Rute

      Eliminar
  2. Inicialmente há uma clara rejeição em manter qualquer tipo de contacto com o (a)ex. Contudo, acontece frequentemente e passado o tempo do "luto amoroso", haver uma proximidade que se pode resumir a dois ou três telefonemas, sms, mail...por altura do Natal, aniversário ou para nos pedirem qualquer coisa!

    http://lavarcabecas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Quando tudo fica bem esclarecido e o diálogo é bom, não vejo qual é o problema das ex-namoradas. Eu dou-me super bem com a ex do meu namorado :)

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto de me dar com eles. Acho que me dou com todos, todinhos. Caramba, nós gostámos tanto um do outro, na altura.

    ResponderEliminar