terça-feira, 28 de maio de 2013

Sabemos o que fizeste na última noite

A história que contei aqui de manhã foi inspirada no filme Last Night, como referi. E esse filme, visto há mais quase dois anos, gerou várias discussões aqui em casa. A principal questão foi: quem esteve pior? Ela, que está ainda apaixonada por outro homem, apesar de negar a si mesma e mesmo não revelando ao marido? Ou o marido, apaixonado pela mulher, mas que não resistiu aos avanços duma mulher sexy (no filme, interpretada pela Eva Mendes)?

Na altura, ele defendeu que ela esteve pior: apesar de não ter chegado a trair, foi jantar com uma pessoa que não lhe era indiferente, conversaram sobre os dois, permitiu que houvesse um clima, tocaram-se de forma nada inocente, e a verdade é que, no final, ela foi para casa a pensar nesse encontro. Dizia-me ele que as mulheres por norma traem dessa forma: ao entregar-se de forma emocional, ao permitirem-se apaixonar-se por outro, ao conversarem com outro de forma íntima, ao revelarem segredos e ao partilharem o seu mundo. Para ele, a traição do marido não tinha sido tão grave, porque foi apenas algo físico, passageiro. A colega nunca iria roubar um segundo dos seus pensamentos.

Para mim, no entanto, a traição dele foi imensamente superior à dela. Simplesmente porque ele não resistiu, ao contrário dela. Perante uma pessoa que nem dizia grande coisa, a não ser a nível de atracção física, foi fraco e deixou que a carne cedesse. Ela, por seu turno, ao confrontar-se com o segundo homem da sua vida, com alguém que mexia com ela há anos, conseguiu resistir. Falaram muito? Falaram, sim. Pode uma conversa ser mais íntima que uma louca noite de sexo? Acredito que sim. Mas a verdade é que se controlou. Junto àquele corpo cujos contornos, odores e reacções conhecia de cor, resistiu. E para mim é isso que releva no fim. Os pensamentos nem sempre podemos controlar. Os actos, sim.

E agora deixo-vos a vocês a questão: quem esteve pior?

16 comentários:

  1. Observador Atento14:53

    ELA.
    Mas sou homem e para nós normalmente existe uma clara distinção entre físico e sentimento. Somos e sempre fomos animais muito básicos. Não misturamos coisas. Quando misturamos (situação ideal), casamos :)
    Mas atenção, acho que outras vezes casamos mesmo que a parte física não seja tão fundamental, desde que haja sentimento suficiente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se não há tanta parte física, o que distingue a relação duma amizade?

      Eliminar
    2. Observador Atento15:21

      Uma palavra simples mas muito complicada: AMOR.
      Não deixava a minha Observadora Atenta mesmo que muita coisa nela a nível físico mudasse (a verdade é que acidentes acontecem... e fazem com que a realidade mude, mas há coisas que não podem mudar se existir AMOR)

      Eliminar
  2. Os 2 argumentos funcionam bem.
    Mas eu penso que para te dar uma resposta completamente honesta só o poderia fazer se soubessemos qual seria o resultado destas noites, 1 ano depois.

    Por exemplo: se a mulher termina a relação deles porque se começou a envolver emocionalmente com o outro gajo, então eu diria que ela é que esteve pior.

    Se, por outro lado, ela não voltar a ver o gajo, mas o marido a trair mais vezes com essa (ou outra) colega, então o marido esteve pior.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jedi, permita-me que te diga que achei uma resposta muito sensata principalmente por ser vinda de ti. :) E concordo!

      Eliminar
    2. Isso quer dizer que estavas à espera duma resposta pouco sensata? LOL :P

      Eliminar
  3. Uma coisa que me esqueci de dizer. O que a esposa fez também é traição. Só não teve o contacto sexual. Mas não deixa de ser traição.

    ResponderEliminar
  4. Se ela ainda gostava do outro, traiu o marido este tempo todo e traiu-se a ela própria.
    Já ele, se sempre a amou nunca poria a hipótese de a trair.
    Declaro um empate e dificilmente veria um futuro risonho para o casal.

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo, para mim quem esteve pior foi ela...para mim trair é fisicamente não psicologicamente!

    ResponderEliminar
  6. Nós chateámo-nos aqui em casa à conta desse filme e não conseguimos pôr-nos de acordo. Aparentemente, a "traição" dela incomoda bastante a metade masculina enquanto a dele é completamente desvalorizada. Achei uma coisa muito perturbadora e nunca mais me tinha lembrado disso. Lá vou ficar aqui a remoer...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:17

    Os dois não agiram bem, mas sem dúvida que ele esteve pior.

    Ele trocou a vida de casado por uma noite de prazer. Ela, apesar de não ter ficado indiferente àquele reencontro, manteve-se fiel ao marido. Nós não podemos escolher o que sentimos e pensamos mas temos liberdade de escolha sobre as nossas acções.
    Como a Alexandra disse, acho perturbador como os homens desvalorizam a traição dele, dizendo que foi "apenas algo físico".

    "Olha, eu fui para a cama com a minha colega de trabalho, mas não te preocupes, foi apenas uma cena física! É que ela é mesmo sexy e eu não resisti!"

    ResponderEliminar
  8. ele obviamente. por motivos diferentes ambos quiseram outras pessoas mas ela resistiu . A carne é fraca e não me venham com coisas q era só fisico e por isso conta menos. se querem pinar nao com a mulher que têm em casa acabem com ela primeiro..

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente depende do ponto de vista. Se estivesse na situação dela acharia, evidentemente, que a traição dele era bem pior pois foi demasiado fraco e não conseguiu resistir à tentação, ainda mais quando tem a plena consciência de que ama a mulher, logo se a ama porquê trair!? quem ama não trai.! Mas se me perguntassem qual seria mais dolorosa, acho que responderia uma traição emocional.. custaria-me mais saber que não era a única mulher no pensamento do meu namorado/marido do que saber que tinha sido puramente físico.

    ResponderEliminar
  10. CitySquirrel21:46

    Uma vez uma amiga disse-me que pior que trair é destruir perspectivas futuras.
    Se ambos ficarem calados ele irá estar na relação de corpo e alma, apesar do peso na consciência e ela irá estar a pensar no outro, e no que podia ter acontecido e como é que teria sido se tivessem continuado naquela noite.
    Ao longo da minha vida, vi algumas mulheres manterem relacionamentos apenas para n estarem sós (o mesmo pode acontecer com homens, mas esta é a minha experiência)e assim que apareceu alguém que lhes deu um clique saltam da relação na hora.
    Ela nunca esteve a 100% na relação e ele cedeu à tentação da loucura da noite.

    ResponderEliminar
  11. Mas porquê ter de escolher quem esteve pior? ambos estiveram mal. O mais importante mesmo a tirar de uma situação dessas é perceber que algo não estava bem na relação deles para procurarem e se interessarem por outras pessoas.

    ResponderEliminar
  12. Tive que ver o filme!!! Gostei muito, mas odiei o final!!! Gostava de ter visto uma reacção às noites deles, de parte a parte. Era interessante. Podia haver uma continuação "After Last Night".

    Estiveram mal os dois, e não se fala mais nisso :)

    Beijoooo

    ResponderEliminar